História da Energia Solar

A Energia Solar é muito utilizada em todo mundo e está cada vez mais sendo utilizada devido aos diversos benefícios da Energia Solar Fotovoltaica.

Tudo neste mundo teve um início, um começo e com a energia solar não foi diferente. Estamos querendo dizer que houve alguém que desenvolveu esse sistema, criando assim o ponto de partida para a construção da história da energia solar até os dias de hoje. Hoje vamos contar um pouco da história da energia solar, sobre sua origem, quando surgiu e quem a inventou. Confira:

Qual é a origem da energia solar?

A origem da energia solar se estabeleceu em 1954, após a identificação do efeito fotovoltaico pela primeira vez. Em 1954, o cientista Russell Shoemaker Ohl criou as primeiras células fotovoltaicas, e a primeira utilização de painéis solares foi feita em 1958 no espaço, com o auxílio do satélite Vanguard I.

A origem da energia solar: O Sol

Há cerca de 4,6 bilhões de anos, o Sol surge como a maior estrela do sistema solar. Sua composição é de 74% hidrogênio e 24% hélio, com a taxa restante formada por oxigênio, carbono e ferro. Desta forma, a energia produzida por ele é originada a partir do processo de fusão nuclear, advindo das altas temperaturas de seu núcleo e de sua grande pressão.

A energia gerada pelo Sol chega a Terra por meio da radiação solar, que se forma por ondas eletromagnéticas com intensidade de 1366 kW/m² (quilowatts por metro quadrado), valor que varia em menos de 0,1 % de acordo com o período orbital. Sendo assim, ele é responsável pelos fenômenos meteorológicos, alterações climáticas e a fotossíntese, processo no qual todos os seres vivos necessitam, visto que a luz solar é armazenada por organismos vivos.

Atualmente, a luz do Sol é utilizada em diversos processos, principalmente na geração de energia solar, aquecimento de água, produção de ferro e aço, recarga de aparelhos eletrônicos  e muitos outros.

Quando surgiu a energia solar?

A origem da energia solar se deu no ano de 1839, quando o físico francês Alexandre Edmond Becquerel observou pela primeira vez o efeito fotovoltaico, enquanto realizava algumas experiências com eletrodos. Porém o inventor da célula solar moderna foi o cientista Russell Shoemaker Ohl.

A origem da energia solar se deu no ano de 1839, quando o físico francês Alexandre Edmond Becquerel observou pela primeira vez o efeito fotovoltaico, enquanto realizava algumas experiências com eletrodos. Porém o inventor da célula solar moderna foi o cientista Russell Shoemaker Ohl.

No surgimento da energia solar, quando foi descoberta e por longas décadas, esta energia foi vista como uma tecnologia futurista, cujo uso se restringiria exclusivamente aos cientistas e suas pesquisas. Por possuir um alto custo inicial, acreditava-se que a energia proveniente dos raios solares não chegaria a ser utilizada de maneira geral.

Entretanto, ocorreram muitos avanços fotovoltaicos que não só fizeram Albert Einstein ganhar seu primeiro Prêmio Nobel, no ano de 1923, como também foram responsáveis pela concretização da energia solar como uma maneira real de produzir energia limpa. Certamente uma passagem muito importante na história da energia solar.

Quem inventou a energia solar?

O inventor da célula solar moderna foi o cientista Russell Shoemaker Ohl, que anunciou sua invenção em uma coletiva de imprensa no dia 25 de Abril de 1954. Mas é importante ressaltar que esta conquista não teria acontecido sem outros grandes cientistas como Calvin Fuller e Gerald Pearson.

Em 1954 o químico do Bell Laboratories nos Estados Unidos, Calvin Fuller, criou o processo de dopagem do silício, dando início à era moderna da história da energia solar. Fuller partilhou a sua descoberta com o físico Gerald Pearson que melhorou o experimento.

As primeiras células fotovoltaicas produzidas tinham alguns problemas técnicos que foram superados pela química quando Fuller dopou silício com arsênio e depois com boro, obtendo células que exibiam eficiências recorde. A primeira célula solar foi formalmente apresentada numa reunião anual da National Academy of Sciences, em Washington, e anunciada numa coletiva de imprensa no dia 25 de Abril de 1954.

origem da energia solar

A evolução da energia solar fotovoltaica

A evolução da energia solar fotovoltaica teve origem por meio da luz do sol, que existe há cerca de 4,5 bilhões de anos. A descoberta de sua tecnologia foi a partir da pesquisa de um físico francês, Edmond Becquerel em 1839, que iniciou seus estudos sobre o efeito fotovoltaico.

Porém, apenas Albert Einstein pôde explicar com precisão o efeito fotovoltaico, uma vez que descobriu como a luz do sol pode produzir eletricidade. Já Charles Fritts, um inventor de Nova York, originou a primeira célula fotovoltaica produzida por selênio revestido de ouro.

Este marco da tecnologia fotovoltaica teve início em 1883, quando era possível gerar uma corrente contínua e constante para a conversão elétrica máxima de 2% (enquanto, atualmente, elas possuem 20% de eficiência). Sendo assim, mais adiante, os cientistas da Bell Laboratories foram os pioneiros na fabricação de células de silício que possuíam 6% de conversão, sendo mais eficientes que a anterior.

Uma das primeiras utilizações de painéis solares, portanto, ocorreu em 1958 no espaço, quando o satélite Vanguard I foi lançado com o auxílio de um painel de 1 W para alimentar seu rádio na viagem. Além disso, foram construídas as primeiras instalações solares para casas, estabelecimentos e até mesmo meios de transportes como ônibus, navio e avião.

Então, gostaram? Compartilhem com seus familiares, amigos e conhecidos!

Via: Energia Solar Fotovoltaica BH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *