Energia renovável vinda do lixo ajuda a abastecer torres de telefonia

O biogás é um biocombustível feito a partir da decomposição de materiais orgânicos por meio de bactérias. O lixo libera chorume, que é um líquido que produz o gás metano. Por meio da combustão essa biomassa se transforma em biogás e é assim que é gerada a energia renovável.

Energia renovável vinda do lixo ajuda a abastecer torres de telefonia

A ideia de investir neste tipo de energia veio da Europa, lá são 14 mil usinas de biogás. O Brasil tem atualmente pouco mais de 8% da energia produzida no país vinda desse setor. Esse número pode ser ampliado graças a empresas de telefonia que estão enxergando potencial econômico nessa iniciativa.

A TIM Brasil, por exemplo, tem um projeto com 36 empresas que vão investir no país por meio da energia renovável. Além de pequenas centrais hidrelétricas, energia eólica e solar, algumas das investidoras vão atuar na produção de energia limpa do lixo. A geração deve distribuída para as torres de telefonia.

Para Bruno Gentil, vice-presidente de suporte operacional da TIM, esse é um avanço importante também na geração de emprego.

O município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, é o primeiro do país a contar com a construção de uma estação de energia gerada por meio de esgoto e lixo orgânico. A usina teve a licença de operação do Instituto Ambiental do Paraná e vai abastecer casas da região.

Nesse modelo, é que as empresas de telefonia devem se inspirar. Além da questão econômica, a utilização deste método ajuda a eliminar toneladas de lixo orgânico.

Até 2020, a TIM pretende atingir 60% da sua matriz energética proveniente de fontes de energia renovável.

Repórter Francielly Azevedo

Via: cbncuritiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *