Aumento do uso de energia renovável na pandemia é ‘controverso’

O ”Aumento do uso de energia renovável na pandemia é ‘controverso”, diz especialista. A aceleração do uso de energias renováveis em razão da pandemia do coronavírus, fenômeno apontado por consultoria internacional, é algo “controverso”, disse à Sputnik Brasil especialista no setor. 

Segundo pesquisa da PwC, a pandemia da COVID-19 foi responsável por aumentar o desenvolvimento das fontes renováveis nos modelos de negócios das empresas de energia, o que pode levar o setor atingir a meta de emissão zero de carbono até 2050.

Além disso, relatório do Instituto de Economia Energética e Análise Financeira (IEEFA, pela sigla em inglês), aponta que. Mesmo com a crise, os custos da produção de energia renovável continuarão sendo reduzidos. No Brasil, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) avalia que a pandemia diminuiu um pouco. O ritmo de crescimento, mas a aceleração ainda é exponencial.

Para o engenheiro químico Carlos Arentz, professor de planejamento energético e recursos renováveis da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). “Fazer uma correlação entre o aumento do uso de energias renováveis devido a efeitos da COVID-19 é um pouco controverso considerando a opinião de outras consultorias”. 

Brasil é ‘pródigo’ em energia renovável

Segundo ele, em alguns lugares do mundo o setor renovável pode até possuir “vantagens em termos econômicos”, fator que tem “favorecido a sua utilização” globalmente. 

Para o professor, o Brasil é um país “pródigo” em utilizar fontes renováveis em sua matriz energética, o que deve continuar no futuro. Ele ressalta que as energias solar e eólica estão ganhando espaço no setor de energia renovável, no qual as hidrelétricas sempre contribuíram fortemente. 

“O Brasil já é há muito tempo pródigo no uso de energias renováveis, mesmo antes de haver essa ênfase na questão. O Brasil tem um grande parque de geração de energia elétrica usando água. Nos últimos anos, tem havido um grande incentivo, devido à disponibilidade de energia solar e eólica no país, ao aumento do uso de energia renovável”, afirmou Arentz. 

Portanto o especialista cita plano decenal de expansão de energia, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), órgão de planejamento do setor no Brasil. Apontando que “a geração de energia solar e eólica crescerá muito nos próximos anos”. 

Segurança de fornecimento

Então sobre o desenvolvimento de novos modelos de negócios pelas empresas de energia, direcionando suas atenções às energias renováveis. Ele diz que a tendência já vinha “sendo estabelecida”, mas admite que ela “talvez” esteja sendo “acelerada ou incentivada pelo momento que a gente está vivendo”. 

Via:sputniknews

TAGS: Aumento do uso de energia renovável na pandemia é ‘controverso’ – Aumento do uso de energia renovável na pandemia é ‘controverso’

, , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *